O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta sexta-feira (16) que foi identificado o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil. A descoberta ocorreu em um matrizeiro na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, marcando a primeira ocorrência dessa doença na cadeia produtiva de aves do país.
O vírus já circulava na Ásia, África e Norte da Europa, mas essa é a primeira vez a circulação foi detectada em uma instalação comercial brasileira. De acordo com o ministério, o consumo de carne de aves e ovos continua seguro para a população, pois não há transmissão da doença para humanos. O risco de infecção por humanos também é considerado baixo, afetando principalmente profissionais que trabalham com aves infectadas, sejam elas vivas ou mortas.
As autoridades iniciaram as ações de contenção e erradicação previstas no Plano Nacional de Contingência, buscando eliminar a doença e proteger a capacidade produtiva do setor avícola. O relatório reforça que as medidas estão sendo tomadas rapidamente para evitar a disseminação da doença no país.
Mín. 21° Máx. 34°