Uma grande operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro no Complexo de Israel, contra traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), provocou um cenário de terror nesta terça-feira (10). Pelo menos duas pessoas, incluindo um motorista da Linha Vermelha, foram baleadas durante o tiroteio, que também levou passageiros a buscarem refúgio enquanto oravam desesperadamente por segurança.
Em um vídeo divulgado, é possível ouvir a troca de tiros intensa e acompanhar passageiros abaixados dentro de uma estação do BRT Transbrasil. Um homem filma o momento e faz uma oração: “Confio em papai do céu que vai dar tudo certo, ninguém vai ser alvejado em nome de Jesus. Fica tranquila, não fica nervosa, se não a pressão sobe e passa mal.” Uma mulher jovem também ora: “Envolva-me, senhor, envolva-me, senhor.”
Segundo informações oficiais, a operação, que teve duração de sete meses, conseguiu prender cerca de oito suspeitos e identificou 44 traficantes sem mandado de prisão anterior, sob o comando de Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como “Peixão”. A ação faz parte de uma série de esforços para desmantelar a estrutura do TCP na região, que atua em comunidades como Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau.
A investigação revelou um grupo altamente organizado, responsável por monitorar viaturas policiais, provocar queimas de ônibus, organizar protestos simulados e até tentar abater aeronaves de segurança, utilizando armamento pesado e treinamentos específicos. Além das prisões, a polícia busca apreender armas, drogas, rádios comunicadores e outros materiais que possam responsabilizar criminalmente os envolvidos. Também serão demolidas duas construções irregulares usadas como pontos estratégicos para ataques.
A operação levou ao fechamento de importantes vias, como a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, e provocou cenas de pânico, com passageiros buscando abrigo e muitos orando em meio ao tiroteio, numa manhã de forte confronto entre policiais e criminosos no Rio de Janeiro.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 21° Máx. 34°