Brasil

Homem que previu a pandemia antecipa novas catástrofes globais

Homem que previu a pandemia antecipa novas catástrofes globais
Reprodução

Ao longo da história, nomes como Nostradamus e Baba Vanga ganharam notoriedade por previsões que atravessaram séculos. Menos conhecido, mas igualmente intrigante, é o de Mitar Tarabich, um camponês analfabeto da Sérvia do século XIX cujas visões registradas chamam atenção até hoje pela precisão com que teriam descrito acontecimentos futuros.

Profeta improvável

As palavras de Tarabich foram anotadas por seu padrinho, um padre ortodoxo. Mesmo após parte dos escritos se perder em um incêndio durante a Segunda Guerra Mundial, muitas de suas profecias sobreviveram. Ele morreu em 1899, mas suas previsões parecem ter antecipado assassinatos políticos, guerras e até invenções que só surgiriam décadas depois.

Entre os exemplos está a morte do rei Alexandre e da rainha Draga da Sérvia, em 1903, e a ascensão da dinastia Karageorgevich, fato registrado por ele anos antes. Tarabich também teria previsto o ataque do Império Austro-Húngaro à Sérvia, que deflagrou a Primeira Guerra Mundial, além da eclosão de um segundo conflito global logo em seguida.

Tecnologias do século XX

Em suas visões, Tarabich descreveu com detalhes invenções que pareciam impossíveis em sua época: automóveis, aviões e até aparelhos semelhantes à televisão. Em uma de suas frases mais citadas, ele fala sobre “carros sem bois” e “pessoas viajando pelo céu”, além de uma “caixa com imagens” que muitos interpretam como referência direta à TV.

A doença misteriosa

Entre as passagens mais comentadas está a menção a uma “estranha doença” que se espalharia pelo mundo e não teria cura imediata. A descrição, segundo estudiosos, guarda semelhanças com a pandemia de Covid-19, mais de um século após sua morte.

“O mundo inteiro será atormentado por uma doença estranha e ninguém será capaz de encontrar uma cura...”, teria dito.

Guerra futura

Tarabich também falou de uma possível Terceira Guerra Mundial, em que armas “estranhas” fariam os inimigos “adormecer” em vez de lutar. A previsão é interpretada por alguns como referência ao desenvolvimento de armas químicas, biológicas ou até nucleares.

Entre mito e história

Embora especialistas debatam a autenticidade e a interpretação das profecias, o fato é que as previsões de Tarabich continuam a despertar interesse e controvérsia. Para seus admiradores, ele teria antecipado alguns dos maiores acontecimentos do século XX e até do XXI. Para críticos, trata-se de um conjunto de textos vagos, adaptados com o tempo às narrativas mais convenientes.

Entre na nossa comunidade

Clique no botão abaixo e receba todas as notícias e atualizações em primeira mão!

Acessar comunidade
Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.