um erro grave no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, resultou no transplante de um rim em paciente que não era o destinatário correto. O órgão deveria ter sido implantado em outra pessoa que também aguardava na fila.
Segundo o hospital, a troca ocorreu porque os dois pacientes tinham nomes semelhantes. Após a cirurgia, o receptor errado foi levado à UTI, já que o rim não era compatível com o seu tipo sanguíneo. O órgão foi retirado, mas não pôde ser reaproveitado em outro paciente.
Apuração e providências
A direção do HUOL reconheceu o erro e informou que instaurou um processo interno para apuração, com prazo de até 60 dias. O hospital também notificou os órgãos competentes, garantiu acompanhamento médico integral ao paciente afetado e suporte psicológico à família.
Nota oficial do hospital
“O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) informa que está apurando com rigor evento em um procedimento de transplante renal.
Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico a familiares e a abertura de processo interno para apurar responsavelmente toda a cadeia de eventos que envolveram este transplante renal, com previsão de conclusão em 60 dias.”
Entre na nossa comunidade
Deixe seu Comentário
0 Comentários