Um homem ficou ferido ao tentar evitar que uma onça-pintada invadisse uma creche no distrito de Extrema, a 360 quilômetros de Porto Velho (RO), na noite desta segunda-feira (22/9).
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a vítima se machucou ao tentar afugentar o animal. O ferimento, no entanto, não foi grave.
A operação de captura mobilizou agentes do Ibama e durou aproximadamente 10 horas. O felino foi sedado por um veterinário e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
“Ao longo do dia, o felino havia circulado por ruas e quintais da comunidade e chegou a ferir, sem gravidade, um homem que tentou afugentá-lo. Apesar do susto, a captura foi concluída com êxito, garantindo a preservação da vida da onça e devolvendo a tranquilidade à comunidade de Extrema”, informou o Ibama em nota.
Segundo o órgão, o animal deverá ser devolvido ao seu habitat natural, em uma região de floresta distante do distrito.
Contexto ambiental
Extrema é cercada por áreas de mata e terras indígenas. Ainda segundo o Ibama, a presença da onça em áreas urbanas pode estar ligada à destruição do habitat natural, agravada neste período de queimadas. Nessas circunstâncias, os animais acabam buscando água e alimento em locais povoados.
Deixe seu Comentário
0 Comentários