Encalhe em massa: mais de 350 pinguins são encontrados mortos no litoral brasileiro

Mais de 350 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados mortos em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, desde a última sexta-feira (15). O caso foi registrado pelo Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec) e preocupa ambientalistas pela dimensão do encalhe em massa.
Os animais estavam em estágio avançado de decomposição, o que inviabiliza a determinação exata da causa da morte. O Ipec, no entanto, trabalha com algumas hipóteses:
-
desgaste físico provocado pela longa migração;
-
escassez de alimento;
-
presença de parasitoses ou quadros infecciosos;
-
interação negativa com a pesca na região.
As ocorrências fazem parte do trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), exigência do Ibama no licenciamento ambiental das atividades da Petrobras. O monitoramento é realizado em praias de Ilha Comprida, Iguape e Cananéia.
Pinguins-de-magalhães
A espécie é nativa da Patagônia (Argentina e Chile) e realiza migrações sazonais até a costa brasileira em busca de alimento. Durante esse deslocamento, é comum que alguns indivíduos cheguem debilitados ao litoral, mas encalhes em massa como o registrado em Ilha Comprida chamam a atenção dos pesquisadores pela gravidade.
Entre na nossa comunidade
Clique no botão abaixo e receba todas as notícias e atualizações em primeira mão!
Acessar comunidade