VÍDEO: Jovem é assassinada friamente dentro de trem por homem com histórico criminal e problemas mentais; Veja momento do ataque

Uma jovem ucraniana, Iryna Zarutska, de 23 anos, foi brutalmente assassinada dentro de um trem leve na cidade de Charlotte, na Carolina do Norte (EUA), na sexta-feira, 22 de agosto de 2025. A jovem estava sentada e usando o celular quando foi surpreendida e esfaqueada no pescoço.
O autor do crime é Decarlos Brown Jr., de 34 anos, que foi filmado após o ataque proferindo frases de teor racista. Brown possui um extenso histórico criminal, incluindo pelo menos 14 prisões anteriores por crimes como roubo e agressão. Além disso, ele tem diagnóstico de esquizofrenia e outros transtornos mentais.
Apesar de seu histórico perigoso, Brown estava em liberdade, mesmo após episódios recentes envolvendo comportamento paranoico. Em janeiro deste ano, ele chegou a relatar que “alguém havia colocado algo” dentro do seu corpo para controlar sua mente — o que, mesmo assim, não resultou em sua detenção.
O caso gerou forte repercussão e reacendeu o debate sobre a segurança no transporte público dos Estados Unidos, além de escancarar falhas nos sistemas de Justiça e saúde mental. Pesquisas apontam que grande parte dos americanos não se sente segura ao utilizar trens, ônibus e metrôs, especialmente em grandes cidades.
Iryna havia deixado a Ucrânia em busca de segurança após os impactos da guerra, mas encontrou um destino trágico em solo americano. A comoção internacional e as críticas à Justiça dos EUA ganham força, enquanto cresce o clamor por mudanças urgentes nas políticas de saúde mental e controle de reincidentes violentos.
Entre na nossa comunidade
Clique no botão abaixo e receba todas as notícias e atualizações em primeira mão!
Acessar comunidade