Cargas de 170 kg com aves e ratos empalhados são apreendidas e destruídas

Cargas avaliadas em cerca de 170 kg, contendo aves, ratos empalhados e outros materiais de alto risco sanitário, foram apreendidas no Aeroporto de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Os itens, oriundos da Nigéria, foram recolhidos durante operações do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), entre os dias 6 e 7 de agosto.
Segundo informações da pasta, as apreensões envolveram mais de 130 animais mortos ou partes de animais detectadas nas bagagens de passageiros. A nota oficial alerta que esses materiais podem carretar vírus e patógenos perigosos, como raiva, gripe aviária e ebola, representando risco tanto à saúde humana quanto à fauna silvestre e à biodiversidade brasileira.
Desincinados de forma administrativa Todos os produtos apreendidos são proibidos sem certificação sanitária e foram destruídos conforme a legislação vigente, conforme memos do Ministério. O relatório detalha que, nas intervenções, foram interceptados itens como 53 ratos empalhados, vários animais de diferentes grupos, além de vegetais e materiais variados em outros pontos de entrada. A fiscalização continua com o objetivo de prevenir a entrada de materiais biológicos potencialmente perigosos no país.
Entre na nossa comunidade
Clique no botão abaixo e receba todas as notícias e atualizações em primeira mão!
Acessar comunidade