Ministério da Justiça lança portal nacional para buscas de desaparecidos, mas apenas 12 estados aderem

Ago 28, 2025 - 06:23
 0
Ministério da Justiça lança portal nacional para buscas de desaparecidos, mas apenas 12 estados aderem

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou, nesta quarta-feira (27), o lançamento do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), uma plataforma online que promete unificar e cruzar informações de todo o país sobre pessoas desaparecidas.

O sistema reúne em um painel público três bancos de dados — incluindo registros públicos, sigilosos e genéticos — com o objetivo de agilizar e ampliar as buscas. As informações são inseridas automaticamente a partir de boletins de ocorrência registrados pelas polícias civis dos estados e do Distrito Federal.

Com o CNPD, será possível compartilhar banners de desaparecidos pelas redes sociais, prestar informações diretamente ao estado que registrou a ocorrência, verificar a autenticidade dos cartazes por meio de QR Code e ainda filtrar casos por nome, idade ou local do desaparecimento.

Apesar do avanço, a adesão inicial ainda é limitada: apenas 12 estados das regiões Norte e Nordeste participam da integração neste primeiro momento. Minas Gerais e outras unidades da federação ainda não fazem parte do sistema.

O painel público já pode ser acessado pelo endereço: https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico.

Entre na nossa comunidade

Clique no botão abaixo e receba todas as notícias e atualizações em primeira mão!

Acessar comunidade