Setembro começa com temporais em 17 estados e calor de até 40°C em várias regiões do país

O mês de setembro terá início com clima extremo em diferentes partes do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (1º) há risco de chuvas intensas, tempestades e granizo em pelo menos 17 estados.
Entre as áreas em alerta estão: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Nordeste, o aviso é para acúmulo de chuva, enquanto no Centro-Oeste e no Sul a previsão indica temporais com até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Segundo o Inmet, existe risco baixo de cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.
Já no Sudeste, não há previsão de chuva, mas o alerta é para baixa umidade do ar, que pode variar entre 20% e 30%.
Onda de calor
Apesar dos temporais, o clima será de temperaturas elevadas em grande parte do país. Segundo a Climatempo, a primeira semana de setembro deve registrar até 40°C em regiões do Centro-Oeste, Pará, Tocantins e interior do Nordeste.
No Sudeste, a expectativa é de forte aquecimento, com máximas entre 34°C e 37°C em áreas de São Paulo e Minas Gerais. No Paraná, o calor também será intenso, chegando a 36°C em algumas cidades.
Na capital paulista, os termômetros devem ultrapassar os 30°C já a partir de quarta-feira (3).
Entre na nossa comunidade
Clique no botão abaixo e receba todas as notícias e atualizações em primeira mão!
Acessar comunidade